Existem excelentes programas comerciais para tratamento de imagem, mas que têm preços na ordem das centenas de euros, o que os torna proibitivo. No entanto, existem programas gratuitos, para uso pessoal ou para instituições não lucrativas, que também fazem o trabalho desejado.
GIMP
: GNU Image Manipulation Program, um programa que foi inicialmente desenvolvido para sistemas operativos Linux, mas que agora tem versões para Windows e Mac. É um programa com funcionalidades muito semelhantes ao
Adobe Photoshop
, mas que pode ser mais complexo para utilizadores menos experientes e, ser um pouco demorado a abrir.
Paint.net
: Um programa que pretende demonstrar as capacidades de manipulação de imagem da Microsoft .Net Framework e que se apresenta como um Adobe Photoshop simplificado. Requer a instalação da .Net Framework v3.5, fazendo o seu download a partir do site Microsoft ou do Windows Update.
Microsoft Office Imaging: É um utilitário que vem instalado com o Microsoft Office e permite operações de tratamento e recorte de imagem básicos, bem como o seu redimensionamento e compressão.
Pixlr editor
: É um programa online, que não precisa instalação, é fácil de usar e tem funcionalidades semelhantes ao Photoshop. Permite criar novas imagens ou abrir e tratar imagens que estão no computador local.